Nesta quinta-feira, 14, a ACIOC promoveu mais uma live no Instagram e o convidado da noite foi Idelmar Ferreira que é Full Stack Marketer e Especialista em captação de clientes e vendas. Na oportunidade ele deu dicas de captação de clientes e aumento de vendas para os negócios.
Sobre o cenário vivenciado Idelmar afirmou que é muito importante que as empresas se estruturem para um novo formato, pensando a captação de clientes e agindo diferente, bem como, que entendam corretamente a diferença de marketing e de vendas.
Outro ponto destacado foi sobre mudar a forma de prospectar clientes, atuar em várias frentes e principalmente ter equipes de pré-venda e venda. Nestes casos, a equipe de pré-venda faz a qualificação dos potenciais clientes entregando para a equipe de vendas negócios que tem muito mais chance de serem convertidos. Porém, ele ressaltou que muitas empresas podem ter dificuldades neste contexto e por isso, entender principalmente, se a empresa realiza vendas simples ou complexas é um dos pontos a ser vistos antes de agir. Ele também comentou que o marketing deve ser focado em resultados e pautado na mensuração desses resultados.
Em relação a ser diferente neste momento de crise e que no qual muitas pessoas não querem saber de comprar, a chave segundo Idelmar é um marketing objetivo trabalhando muito bem a captação dos potenciais clientes. Neste contexto, prestar atenção na geração de oportunidades de negócio é tão importante quanto propriamente vender.
Comentando sobre marketing digital, Idelmar afirmou que de fato este é um segmento que está em voga e funciona muito bem com empresas de segmentos como vestuário e calçados e acessórios, por exemplo, no entanto, exige mais estrutura de produção de conteúdo, o que pode elevar alguns custos. Além disso, Facebook e Instagram podem ser a aposta de muitas empresas mas para isso e necessário compreender o segmento em que estão inseridas e estudar como de fato aplicar as estratégias.
Outro ponto abordado foi de que há necessidade das empresas serem multiplataformas, mas ao mesmo tempo, precisam entender sobre quem querem prospectar, por isso, neste sentido podem ser estratégias a aposta em Outbound Marketing e até mesmo Bigdata.
Sobre empreender neste momento tão complicado, Idelmar afirmou que é possível sim, mas para isso o caminho mais inteligente talvez seja aproveitar algum nicho de mercado de forma mais específica. Aliás, avaliar as áreas de atuação da empresa e quem sabe redescobrir um nicho pode oportunizar que empresa foque mais nos clientes que lhe darão resultado e também seja responsável por criar uma identidade que seja reconhecida pelos clientes.