A queda de cinco posições do município de Joaçaba no ranking do Produto Interno Bruto (PIB) no Estado de Santa Catarina foi o principal assunto da reunião da diretoria da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense, Acioc, na manhã desta segunda feira, 13. O ranking, divulgado pelo governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Planejamento na última semana, faz um comparativo entre 2008 em relação a 2007. Joaçaba ocupava a 25ª posição e agora está na 30ª posição apresentando a maior queda entre os 40 primeiros municípios do Estado.
Para a Acioc, os dados refletem claramente a ausência de uma política pública para atrair novos investimentos privados e impactará diretamente na arrecadação do município e na sua capacidade de investimento e de prover qualidade de vida para a população. “Embora estes dados estejam relacionados a 2008, acreditamos que não tenha havido nenhuma evolução neste sentido nos dois anos seguintes”, afirma Odivan Cargnin, presidente da entidade. “Joaçaba está em decadência econômica e perdendo importância relativa no Estado para outros municípios. Estamos no caminho inverso do país, que quer sair da 8ª posição para a 5ª posição no mundo até 2020”, completa.
Uma das principais reivindicações da atual diretoria da Associação junto ao poder Executivo de Joaçaba é a implantação de uma secretaria voltada ao desenvolvimento econômico e sustentável, ou seja, ao fortalecimento do setor empresarial. O objetivo é fazer que a administração municipal dê suporte ao crescimento das empresas atualmente instaladas em Joaçaba e atraia novos empreendimentos, aproveitando o bom momento econômico que o Brasil vem passando. O Prefeito Rafael Laske afirmou, durante a Reunião Plenária da entidade realizada no último mês de novembro, que a secretaria será criada e deverá iniciar suas atividades em janeiro de 2011. A criação desta secretaria, que coordene os temas de interesse das empresas no âmbito municipal, é de fundamental importância para a reversão deste quadro. “Certamente não será apenas a existência desta secretaria que irá reverter esta situação, mas será um primeiro e importante passo”, diz Odivan.
O PIB de Joaçaba é formado de 61,7% pelo setor de Serviços, 34,7% pelo setor industrial e 3,6% pela Agropecuária. Joaçaba tem também o 15º melhor PIB per capita do Estado. Herval D’Oeste caiu da 61ª posição para a 64ª posição no ranking e Luzerna caiu da 176ª posição para 178ª posição. Somadas, Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna ocupariam a 20ª posição logo atrás de Caçador e a frente de Guaramirim.
PIB: O PIB é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país, estado ou município. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um determinado período.