Chegar ao final de 2011 com 500 associados. Possibilitar aos mesmos uma constante profissionalização em gestão, através de cursos disponibilizados pela própria entidade. Implantar, em Joaçaba, o programa de desenvolvimento de lideranças, firmar parceria com a Fundação Dom Cabral para oferecer um Programa de Desenvolvimento de Dirigentes, fortalecer os núcleos setoriais e criar núcleos temáticos. Estas são algumas das metas da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense, Acioc, para o próximo ano.
Elas foram apresentadas em reunião plenária realizada na noite de quinta-feira (18). Além de associados, diversas lideranças da comunidade também participaram. As metas para o ano seguinte incluem ainda a implantação do Observatório Social. Uma instituição que terá como objetivo acompanhar o desempenho da administração pública e promover a cidadania fiscal.
Além disso, a Acioc pretende, em 2011, promover uma maior aproximação com as Associações Comerciais de Herval D’ Oeste e Luzerna e a articulação, junto ao poder Executivo, no sentido de estimular o desenvolvimento e a implantação de novas empresas em Joaçaba e na região.
O presidente da entidade Odivan Cargnin apresentou também as ações viabilizadas em 2010. Entre elas, a realização do ciclo de palestras, articulação na viabilização de melhorias na infra-estrutura do Aeroporto Santa Teresinha, realização do evento comemorativo aos 70 anos da entidade, participação no projeto do Pólo de Inovação Regional. O balanço financeiro da entidade também foi apresentado.
A plenária da Acioc contou com a participação do prefeito Rafael Laske e do secretário de desenvolvimento regional Jair Lorensetti. Ambos fizeram um relato dos investimentos feitos pelo poder público municipal e pelo governo do Estado, respectivamente. Laske mostrou obras e ações viabilizadas em 2010 com um total investido de R$ 8 milhões. O prefeito também afirmou que irá atender uma solicitação feita pela Acioc, implantar a Secretaria de Desenvolvimento, que terá o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de Joaçaba. A criação desta secretaria, que deverá passar pela aprovação da Câmara de Vereadores, deve ser implantada em janeiro 2011.
Lorensetti disse que o investimento previsto pelo governo do Estado para 2011, nos 13 municípios que integram a regional, será de 38 milhões. O Secretário também mostrou dados estatísticos da evolução do PIB da região da SDR de Joaçaba em comparação com os números do Estado e de outras SDRs da região. Foi entregue para a Acioc um documento contento a prestação de contas completa. Segundo Odivan Cargnin, presidente da Acioc:
Para o presidente da Acioc, Odivan, a região precisa estar preparada para navegar o crescimento econômico que o Brasil está passando e que deve durar de 5 a 10 anos. “Precisamos ter políticas públicas que estimulem que investimentos privados sejam feitos em Joaçaba e na região. Estes investimentos serão feitos de qualquer forma, para atender uma demanda crescente de uma população economicamente ativa maior, e que consome cada vez mais no país. Melhor que sejam feitos aqui e que isso traga desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida. Por isso insistimos muito em projetos de infra-estrutura como o aeroporto e na criação de mecanismos como a Secretaria de Desenvolvimento e de leis de incentivos para atração de investimentos. Se não fizermos isso corremos seriamente o risco de ficarmos excluídos deste boom que o Brasil está passando e perderemos importância econômica e política”.