Na quarta-feira (19), o presidente da ACIOC, Fábio Lazzarotti, juntamente com o vice-prefeito de Joaçaba, Jorge Dresch, participou de uma reunião com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins. O encontro foi promovido pela ACIC e contou com a presença do 1º vice-presidente da FIESC, Gilberto Seleme; do prefeito Alencar Mendes; do reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Balestrin; do diretor da FACISC, Henrique Basso, além de outros representantes da FACISC, presidentes e diretores das Associações Empresariais de Videira, Fraiburgo e Treze Tílias, bem como lideranças e empresários de Caçador e região.
A reunião teve como objetivo apresentar ao secretário as demandas do documento "Voz Única" especialmente com relação aos problemas nas rodovias e no transporte aéreo, com destaque para a situação dos aeroportos de Caçador, Videira e Joaçaba. Na ocasião, o secretário comentou sobre a dificuldade de atrair uma companhia aérea para viabilizar voos regulares, uma vez que o mercado brasileiro é restrito, e mencionou a possibilidade de buscar soluções dentro do próprio Estado para resolver essa questão.
“Três companhias aéreas dominam o mercado: Gol, Latam e Azul. Quem tem o perfil de aviação regional é a Azul, que, no momento, enfrenta a maior crise financeira. Acabamos de perder o voo da Azul em Correia Pinto e Jaguaruna, não por falta de condições do aeroporto, mas porque a Azul está reduzindo rotas. No entanto, as crises são cíclicas, elas vão passar, e precisamos estar preparados para o período pós-crise. Vamos buscar com todas as nossas forças, junto com essa sociedade organizada, um voo comercial. O governador também nos pediu para estudar a possibilidade de estimular a criação de uma companhia aérea em Santa Catarina, que pudesse se dedicar exclusivamente à aviação regional”, explicou o secretário.
O presidente da ACIOC, Fábio Lazzarotti, agradeceu o convite para participar e destacou que a Associação tem interesse em realizar um evento semelhante a esse no mês de março.
“A aproximação com o governo do Estado, por meio do secretário, é sempre muito importante. Mais uma vez, tivemos a oportunidade de somar esforços em prol de pautas que impactam diretamente o desenvolvimento regional, como é o caso dos aeroportos”, destacou.
*Texto com informações da ACIC