Nos dias 23 e 25 de setembro, a Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC) realizou a entrega das cartilhas do documento “Voz Única” aos candidatos a prefeito e vice das cidades de Joaçaba, Luzerna e Herval d’Oeste.
Em Joaçaba, a entrega ocorreu na manhã do dia 23, no Centro Empresarial da Associação. O diretor de relações institucionais da ACIOC, Diego Silva, apresentou os pleitos unificados a partir de um levantamento feito por meio de um formulário disponibilizado na internet. Em seguida, o presidente do Conselho Deliberativo da ACIOC, Sergio Eliziário de Carli, entregou a cartilha aos candidatos em ordem definida por sorteio: Gabriel Cruz da Silva e Maria Helena Biazotti (PSB); Rodrigo Pedrini (PP, MDB, PODE, UNIÃO, PDT e PL); e Vilson Sartori e Jorge Dresch (PSDB).
Em Luzerna, a entrega foi precedida pela apresentação dos pleitos, também no dia 23, às 18h, no Auditório do Senai. Receberam a cartilha os candidatos: André Decker (PL), Juliano Schneider (PSD), Gilson Marcos Kuhn (Partido Novo) e Norival Fiorin (MDB).
Em Herval d’Oeste, a entrega aconteceu no dia 25, às 8h30, na Câmara de Vereadores, após a apresentação dos pleitos. Os candidatos que receberam as cartilhas foram: Jair da Rosa (PSD), Ronaldo Lourenço da Rosa e de Gilmar Moraes (PSDB), além de Paulo Conrado – Mancha e Daiane Lorini (PL).
"Agradecemos a nossos associados e às lideranças que nos acompanharam nesses quase 60 dias de trabalho para a elaboração deste importante documento. Após as eleições, retornaremos aos municípios e nos colocaremos à disposição dos candidatos eleitos para cooperar de modo que esses pleitos, que são de interesse público, possam ser colocados em prática", afirmou o presidente da ACIOC, Fábio Lazzarotti.
Os pleitos definidos para cada município podem ser conferidos em https://www.vozunica.com.br/regi%C3%A3odomeio-oeste
O “Voz Única” é realizado pelo Sistema FACISC, uma iniciativa apartidária que reúne 149 Associações Empresariais. O propósito do Voz Única é oferecer uma ferramenta acessível e participativa, que sistematize as demandas empresariais de Santa Catarina. Além disso, o projeto visa informar sobre o status dos esforços políticos para atender a essas necessidades.
Em 2024, o movimento para a construção do documento Voz Única contemplou reuniões itinerantes nos municípios de Água Doce, Catanduvas, Vargem Bonita, Erval Velho, Herval d’Oeste e Luzerna. Também foi disponibilizado um formulário online para que a população pudesse indicar os pleitos.