A Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), sediou na terça-feira, (17), um encontro de apresentação de programas de incentivo a investimentos. A atividade, realizada no Centro Empresarial da Associação, fez parte de um roteiro realizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (Sicos) e contou com a presença de empresários locais.
O foco da agenda foi a apresentação dos programas de incentivo oferecidos pelo Governo do Estado para o empresário que deseja investir ou ampliar os negócios em Santa Catarina, como benefícios fiscais voltados a diversos setores e linhas de crédito especializadas. Entre eles: o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) e o Pró-Emprego, por exemplo, oferecem benefícios fiscais no ICMS para estimular investimentos e ampliações.
Também estiveram na pauta as linhas de crédito via Pronampe, com juros subsidiados, e o Juro Zero, voltado para Microempreendedores Individuais (MEIs). Ainda, o SC Bem + Simples trata da desburocratização para criação de empresas e o Programa Energia Boa prevê investimento de R$ 5 bilhões para ampliação e melhoria da rede de energia elétrica.
O secretário da Sicos, Silvio Dreveck, destacou a importância do diálogo com os empresários de todo o Estado.
“Quando iniciou o governo, a determinação do governador Jorginho Mello foi de retomar e qualificar o contato com os empresários. E é isto que estamos fazendo. Por um lado, apresentamos os incentivos aos investimentos oferecidos pelo Governo do Estado, mas também ouvimos as demandas e reivindicações da classe empresarial”, destacou Dreveck.
De acordo com o presidente da ACIOC, Fábio Lazzarotti, o movimento realizado pela Secretaria serviu para estreitar laços não só com a ACIOC, mas também com outras entidades.
"As informações repassadas foram muito esclarecedoras e a partir desta reunião já vislumbramos possíveis parcerias com a Secretaria. Apoiamos essa iniciativa e nos colocamos à disposição”, afirmou Fábio.
*Texto com informações e fotos da Sicos