Na tarde de quarta-feira (12), foi realizada no teatro Alfredo Sigwalt em Joaçaba, a Audiência Pública “Aprendizagem Profissional Como Ferramenta de Combate ao Trabalho Infantil e Desenvolvimento de Novos Talentos”. O encontro, foi promovido pela Justiça do trabalho de Joaçaba representado pela Doutora Lisiane Vieira, e Ministério Público do Trabalho, representado pela Doutora Juliana Lima de Brito da Procuradoria do Trabalho no Município de Joaçaba e Procurador Doutor Marcelo Goss Neves, por meio do "Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem".
Participaram do evento, empresários, aprendizes, famílias e autoridades locais e regionais, bem como várias entidades qualificadoras de programas de aprendizagem.
A Juíza da vara do trabalho, Doutora Lisiane Vieira, assim com demais representantes do Ministério Público, ressaltaram a diferença entre trabalho infantil e aprendizagem profissional e orientaram os presentes sobre como fomentar ações que insiram o jovem no mercado de trabalho sem infringir a lei. Também foram apresentação de dados sobre os casos relacionados ao trabalho infantil e cases de projetos voltados ao estímulo da capacitação de jovens aprendizes.
“Parabenizamos o Ministério do Trabalho pela audiência que nos trouxe importantes informações. Ficamos felizes com os cases de entidades e empresas da nossa região que apresentaram no evento. São inspiradores.”, afirmou o presidente da ACIOC, Fábio Lazzarotti.