Na terça-feira (19), o Núcleo de Gestão Pela Excelência (NGE), da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC) realizou o seu encontro de sensibilização. A atividade aconteceu no Hotel Jaraguá, em Joaçaba e contou com a presença de empreendedores que já fazem parte do Núcleo e potenciais nucleados.
A coordenadora do Núcleo Kelly Krug Ordig deu as boas-vindas e na sequência, o Presidente da Associação, Fábio Lazzarotti, além da Diretora de Núcleos Leila Estrowispi falaram sobre o quanto o associativismo pode ser benéfico para os negócios.
Na sequência ocorreu a principal atividade do encontro. A participação do empresário diretor da Empresa Cardinal, vice-presidente Regional do Excelência Santa Catarina e presidente do Sindimec, Francisco A. Lindner, que falou sobre o Modelo de Excelência em Gestão (MEG).
O MEG se divide em oito fundamentos presentes nas empresas de excelência: pensamento sistêmico; compromisso com as partes interessadas; aprendizado organizacional e inovação; adaptabilidade; liderança transformadora; desenvolvimento sustentável; orientação por processos e geração de valor.
“Buquei, levar os participantes à reflexão: o MEG é para mim? Ao apresentar os fundamentos e exemplos práticos, mostramos como o modelo pode ajudar as organizações a melhorar sua competitividade. Não importa o tamanho ou tipo da empresa, todos podem ganhar seguindo estes fundamentos. Ao mesmo tempo, o modelo trabalha muito "o que fazer", enquanto que no núcleo, trabalhamos o "como fazer". Fica o convite para que todos venham fazer parte do núcleo, para que possam aprender e compartilhar boas práticas de gestão”, comentou Francisco.
Ao final, a avaliação dos participantes foi muito positiva.
“De início pude perceber muitos pontos a melhorar em minha empresa. Com certeza, os ensinamentos repassados ao longo do ano nas reuniões do núcleo serão muito válidas”, comentou o empresário Maicon Stella.
“Parabenizo a coordenação do núcleo, e também ao nosso palestrante Francisco. O evento hoje foi muito proveitoso. Agora vou começar a aplicar aqui no escritório os ensinamentos e ver se obtenho melhores resultados”, afirmou a empresária Janaína Barea.