Investir em benefícios que proporcionem conhecimento e bem estar aos funcionários já foi sinônimo de custos. Hoje, se traduz em rentabilidade e desenvolvimento. São cada vez mais evidentes os resultados positivos em empresas com foco na gestão de pessoas. Funcionários que manifestam sentimento de posse pela empresa onde atuam também já chegaram a ser mal interpretados. Hoje, representam o grande diferencial entre as corporações.
Em Joaçaba, na noite de terça-feira (26), um dos idealizadores do ‘ranking das melhores empresas para se trabalhar no Brasil’, Paulo Medeiros, falou sobre a Gestão de Pessoas para a Competitividade. A palestra foi oferecida pela Unoesc e pela Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense, a Acioc.
Para o especialista em desenvolvimento de liderança e avaliação de práticas para a gestão de pessoas, que foi diretor de Recursos Humanos da Shell e diretor do “Great Place to Work Institute”, instituto responsável por realizar o ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil da Revista Época, o investimento feito na melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores tem retorno financeiro mensurável no resultado da empresa. Segundo o palestrante, o Clima Organizacional reflete a Cultura da empresa. E empresas que se preocupam em manter um bom clima organizacional têm resultados financeiros de 10% a 30% superior as demais empresas. Este estudo foi feito comparando-se a performance financeira das 100 melhores empresas para se trabalhar nos Estados Unidos e no Brasil em relação a seus concorrentes.
Ações que promovam conhecimento, respeito, educação, saúde, lazer, valorização financeira e, principalmente, a comunicação estão entre as iniciativas que levam o funcionário a sentir-se como parte da empresa, fator primordial para atrair e reter um quadro com avançado conhecimento e com um nível de comprometimento diferenciado para com a empresa. Paulo Medeiros repassou os fatores que determinam um bom clima organizacional, como o estabelecimento da “confiança” entre lideres e liderados e o “senso de justiça”. A pesquisa de clima organizacional é a ferramenta utilizada para detectar a qualidade do clima em uma empresa e, a partir dela, construir um “plano de gestão do clima” visando à melhoria.
Para Odivan Cargnin, presidente da Acioc, a associação cumpre com sua missão de fomentar o conhecimento, capacitar seus associados e tornar as empresas de Joaçaba e região mais fortes. A palestra gratuita foi disponibilizada em parceria com a Área de Ciências Sociais Aplicadas e o Laboratório de Mercado de Capitais da Unoesc.