"O Pensamento Sistêmico nada mais é do que criar uma maneira de analisar o universo de forma a compreender que fazemos parte de um todo e que a relação entre as partes de um sistema são mais complexas do que imaginamos. É a capacidade que uma pessoa tem de analisar um fenômeno, levando em conta seu contexto e suas possíveis implicações” e foi para demonstrar como os membros do Núcleo Gestão pela Excelência da ACIOC podem aplicar tal fundamento em suas organizações que o nucleado Agostinho Deon, da Consultoria Deon, conduziu o encontro mensal do NGE realizado no dia 13 de agosto. Participaram os nucleados Dirceu e Karine (Escola Girassol), Valdecir (Irani), Samara (ACIOC), Francisco e Lucas (Cardinal) e Valdirene (Simae).
Em sua fala, Deon explicou as diferenças do pensamento linear e apresentou o livro “A Quinta disciplina” de Peter Senge, onde baseou-se em alguns conceitos, que trazem que o pensamento sistêmico desenvolve a capacidade de identificar as ligações entre as partes de um sistema como um todo e permite uma visão mais ampla de cada situação.
Com relação a aplicação das empresas, Deon falou sobre as cinco disciplinas: Domínio pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada, Aprendizagem em equipe e o pensamento sistêmico. Ele ainda falou sobre os requisitos do Fundamento para os 125 pontos do MEG, que são: Definição dos indicadores estratégicos, busca de informações comparativas e acompanhamento das decisões tomadas.
O coordenador do NGE, Dirceu Machado agradeceu pelas explanações feitas por Deon e ressaltou o quanto os encontros têm sido produtivos.
"O objetivo do nosso Núcleo é oportunizar que os nucleados tenham acesso a assuntos que podem, de fato, ser aplicados em suas empresas levando à excelência", afirmou Dirceu.
Os encontros do NGE são mensais e os interessados em fazer parte podem entrar em contato pelo telefone 49 -3521- 1333, WhatsApp 49 49 8437-9364 ou pelo e-mail núcleos@acioc.com.br.