Galeria de Eventos

Workshop Patentes

10 de Novembro de 2018 - Tarde

Workshop Patentes

Onde: Unoesc Campus 1 - Joaçaba, Bloco 2, Sala 217 (ao lado da Agência de Inovação AGIR)

Neste workshop, apresentaremos ao empresários e empreendedores esta modalidade de proteção que garante direito de exclusividade por até 20 anos para as invenções, os principais cuidados que uma empresa deve ter para que sua invenção seja protegida, além de mostrar, passo a passo, como depositar uma patente no INPI, com exercícios práticos e mão na massa para você já sair protegendo a sua invenção.

Pensando em formato oficina, iremos dividir com os participantes as 4 capacidades essenciais para eles patentearem suas invenções:

1. BUSCAR/ ACESSAR - O primeiro passo para quem deseja ter uma patente é ter acesso a outros documentos de patente. Para isso, existem uma série de bases de dados, algumas de acesso gratuito. O usuário deve estar familiarizado com a abrangência da base, os campos de busca bem como com os operadores especiais de cada base de dados.

2. LER PATENTES - Qualquer pessoa física ou jurídica que deseja patentear uma invenção precisa estar familiarizado com documentos de patente. Seja para identificar estratégias de redação ou documentos que antecipem parte da tecnologia ou para reduzir custos de desenvolvimento, a leitura de patentes deve fazer parte da rotina da equipe de desenvolvimento.

3. REDIGIR UMA PATENTE - Para uma boa redação, o responsável deve ter lido os principais documentos de patente de uma determinada tecnologia, inserindo um resumo das mesmas logo no início do relatório, destacando ainda como sua invenção supera aquelas. Neste ponto, é recomendável pelo menos a revisão da redação por um especialista.

4. DEPOSITAR E ACOMPANHAR - No Brasil, todo o procedimento de protocolo de pedido de patente pode ser realizado on-line, de forma descomplicada. É necessário ficar atento aos prazos e taxas ao longo da tramitação, bem como acompanhar a revista do INPI semanalmente. Nos 12 primeiros meses após o depósito nacional, deve se optar por dar entrada (ou não) em outros países.

E para as empresas que não desejam realizar o processo sozinhas, mas preferem contratar um especialista para isso, iremos capacitar estes para analisar criticamente as propostas de trabalho, de forma a tornar o orçamento do projeto factível e viável, além de aumentar as chances de sucesso de deferimento do pedido de patente.

Como teremos um encontro mão na massa, recomendamos que LEVEM SEUS COMPUTADORES, porque teremos vários exercícios práticos.

Galeria de Fotos